Social Media estar ou não estar, eis a questão…

Nunca tanto como hoje se falou em social media, redes sociais, ser social, comer social, respirar social. São inúmeros os blogs, autores de textos e “pseudoredessocioanalistas” que inundam diariamente as ferramentas de disseminação de posts por essa internet fora. É verdade, tudo o que é novidade cria buzz, e logo surgem os “gurus” que, qual Nosterdamus dos tempos modernos, se elevam a fazer previsões futuristas de tendências da utilização das redes sociais e afins, e outros tantos fieis seguidores, que ajudam na evangelização dos seus textos. Pois…não devem ter mais nada para fazer. Quem passa muito tempo “pendurado” nas redes sociais terá algo mais para fazer?

No Turismo, e mais especificamente na industria hoteleira, surgiu a  moda de fazer marketing social, mas será que está bem feito? Senão vejamos, quando se toma a decisão de fazer “algo” em marketing esse “algo” deve ter, no mínimo, uma base cientifica. Não diremos um estudo aprofundado em academia, mas sim um bom conjunto de estudos de mercado que confirmem a “tendência”. Não nos parece que essa seja a “base” utilizada actualmente, logo, tudo o que se diz, é meramente especulativo.

O Facebook tem 500 milhões de utilizadores…wow!! Fantástico! Mas…a fazerem o quê? Jogar no Farmville? Mafia Wars? Cafe World? A responderem a posts de “desabafo” ou “provocação” dos amigos? A comentarem vitórias de clubes de futebol? Onde está o estudo sobre o perfil de utilização do Facebook? E o Twitter? Fazer “retwitte” do que os outros fazem “retwitte” também é fácil…partilhar pensamentos de 140 caracteres de assuntos pouco ou nada interessantes para a maioria é ser social?

As redes sociais mudaram radicalmente a forma de se estar à frente de um computador, ou de utilizar um telemóvel, mas terá sido uma mudança que se reflicta útil para as empresas? Para todas as empresas? ou apenas para aquelas empresas que já tinham um batalhão de fans sem sequer estarem online?

É necessário antes de mais entender quem é “o” utilizador das redes sociais e o que pretende delas, para isso é necessário estudar os comportamentos e hábitos desses “seres sociais”.

Na Hotel Distribution Management procuramos entender a tendência e “o” utilizador, analisando perfis e comportamentos, e como tornar um “amigo” em cliente e um fã em dinheiro :). Para isso desenvolvemos soluções inovadoras de venda imediata de quartos de hotel nas redes sociais.

Afinal qual o objectivo de um hotel? Ter todos os seus quartos ocupados. Não interessa os meios desde que atinjam os fins:)

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